segunda-feira, 23 de junho de 2008

Especialista afirma que Brasil é a bola da vez no mercado imobiliário

Davi Venturino

O Brasil é a bola das vez no mercado imobiliário. Essa é a opinião de Laerte José Tadeu Temple, que estará em Bauru na quarta-feira com a palestra “O Mercado Imobiliário e as Mudanças no Ambiente de Negócios”, no Garden Plaza Hotel.

Temple vai apresentar as recentes mudanças culturais e econômicas que afetam empresas e profissionais imobiliários e discutir como tirar proveito dessas mudanças. O público-alvo da palestra são os empresários do mercado imobiliário e demais interessados.

Segundo o especialista, há 15 anos, foi visto com certa relutância quando palestrava sobre a globalização do mercado imobiliário. Hoje, porém, ele afirma que a realidade é outra. “Gradativamente o pessoal foi percebendo que hoje, de uma forma indireta, nós fazemos isso. Importamos a tecnologia, importamos até legislação que permite aumentar o potencial construtivo de um terreno”, diz.

Para Temple, desde que o mercado brasileiro foi aberto, nos anos 90, o País nunca passou por um período de crescimento como o atual. “Hoje, o Brasil já é a bola da vez. O mercado está crescendo como nunca cresceu, depois de 20 anos de estagnação”, confirma. Segundo ele, isso ocorre graças aos financiamentos que chegam a classes mais baixas e que podem comprar o imóvel parcelado. Prova disso são os feirões de imóveis.

Ele lembra que o que ocorre atualmente com o mercado imobiliário é parecido com o que ocorreu no setor de automóveis. “Com a taxa de juros um pouco mais baixa e o financiamento, pode-se esticar até 20 e, em alguns casos, até 25 anos, a compra do imóvel”.

Ele lembra também que, ao contrário de 15 anos atrás, hoje a classe C tem acesso ao financiamento, o que ajuda a impulsionar o mercado. “Se ninguém fizer bobagem, nós teremos um período de crescimento pela frente”, acredita. Ele justifica a previsão baseado no déficit habitacional existente no País.

Outro prova da mudança ocorrida no mercado imobiliário nos últimos anos, segundo Temple, é o lançamento de ações do setor na Bolsa de Valores. “Empresas lançaram recentemente ações na bolsa de valores e capitalizaram bastante”, confirma.

As chegada ao Brasil de grandes franquias mundiais do setor imobiliário também é apontado como indicador do aquecimento do mercado. Segundo ele, as pequenas e médias empresas serão as mais beneficiadas com as franquias, que trazem o seu know-how ao País.

Essas e outras mudanças no mercado imobiliário serão debatidas por Temple em Bauru nesta semana. Graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1977, e em direito pela mesma universidade em 1984, Temple também é mestre em administração e doutor em ciências sociais e relações internacional. Também é professor de pós-graduação em MBA das faculdades de Administração e Economia da Faap e da PUC.

Com 30 anos de experiência em entidades de classe do setor imobiliário, atualmente é diretor superintendente da Secovi-SP, diretor executivo da Universidade Secovi e membro do Comitê Executivo do Consórcio Internacional de Associações Imobiliárias (Icrea).

A palestra “O Mercado Imobiliário e as Mudanças no Ambiente de Negócios” será realizada na quarta-feira, às 19h, no Salão Cristal do Garden Plaza Hotel (rua Nicolau Assis, 6-41, próximo a Praça da Paz).

É necessário chegar meia-hora antes para o credenciamento. Para sócios do Secovi-Bauru, será cobrada taxa de R$ 10,00. Para os demais interessados, o valor é R$ 30,00. Inscrições, reservas e outras informações pelo telefone (14) 3227-2616 ou pelo e-mail bauru@secovi-sp.com.br.

fonte- Jornal da Cidade de Bauru.

Nenhum comentário: