sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mercado imobiliário baiano cresce 200% este ano

Graciela Alvarez

A oferta de crédito, prazos alongados para pagamento e juros mais baixos, aliado ao aumento do poder de compra do consumidor, vêm provocando um verdadeiro boom no mercado imobiliário baiano. De acordo com pesquisa divulgada ontem pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), no primeiro trimestre deste ano houve um incremento de nada menos que 200,78% no número de unidades comercializadas em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 3.083 imóveis foram vendidos, contra 1.025 negociados dos primeiros três meses de 2007. Quanto aos lançamentos, houve um registro de 2.479 unidades, incremento de 119,77% em relação a igual período do ano de 2007, cujo total de novas unidades no mercado foi de 1.128.

O diretor Técnico da Ademi-BA, Luciano Muricy Fontes, responsável pela pesquisa, afirma que o resultado da análise demonstra que o mercado continua aquecido, impulsionado pela oferta de financiamentos com taxas cada vez mais atrativas. “Não tenho dúvidas de que esse crescimento relevante no número de unidades comercializadas está diretamente relacionado com a oferta de crédito imobiliário. Depois que os bancos voltaram a oferecer financiamento, desta vez com prazos para pagamento maiores e taxas de juros inferiores, o mercado deu um salto”, pontua, complementando que esse desempenho positivo sinaliza que a expectativa inicial da Ademi, de comercializar dez mil imóveis em 2008 deverá ser ultrapassada.

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Dois quartos são os mais vendidos

De acordo com o levantamento, do total de unidades vendidas no primeiro trimestre, 39% tinham dois quartos, 28% três quartos, 17% quatro quartos, 8% de um quarto e 6% eram salas comerciais. Quanto à faixa de preço, 40% dos imóveis vendidos tinham valor entre R$125 mil e R$250 mil, seguidos das unidades com preço entre R$50 mil e R$75 mil, com 23%. Além isso, a pesquisa revelou que o maior volume de imóveis comercializados está situado na região do Imbuí, Paralela e Alphaville, totalizando 1.115 unidades. “A Paralela foi responsável por quase 30% dos imóveis vendidos entre janeiro e março deste ano”, destaca Fontes.

Fruto de uma parceria entre a Cyrela e Andrade Mendonça, o Le Parc Residential Resort, que será implantado numa área de cem mil metros quadrados, na Avenida Paralela (ao lado do Alphaville), é um dos ícones de vendas do mercado imobiliário baiano. “Em menos de seis meses de lançamento, já ultrapassamos a marca de 900 unidades vendidas”, comemora o presidente da Andrade Mendonça, Antônio Andrade Júnior. Segundo ele, o empreendimento foi pensado em cinco etapas, cuja última teria que ser lançada num prazo máximo de 12 anos, porém em apenas cinco meses os 1.138 apartamentos que integram as 18 torres foram colocadas à venda.

Segundo o dirigente, além do Le Parc, a construtora lançou recentemente mais três empreendimentos. Dentre eles, o Vita Praia, um condomínio residencial com 264 apartamentos na Boca do Rio, que em apenas 21 dias de lançado teve todos os seus contratos assinados. “Vendemos todos as unidades do empreendimento sem sequer ter chegado a maquete”, conta Andrade Júnior. No Salvador Shopping Business, que fará parte do projeto Downtown, a situação não é muito diferente. “Das 200 salas comerciais da torre América, 90% já foram vendidas, enquanto que da torre Europa apenas 40% estão disponíveis”, afirma ele, complementando que as facilidades de acesso ao crédito e o alongamento da parcelas são os principais motivos do aquecimento do setor. (GA)

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Imóveis - 1º Trimestre

Unidades comercializadas

Ano 2003 2004 2005 2006 2007 2008
Unidades 477 494 624 775 1.025 3.083

Unidades lançadas (1º trimestre)

Ano 2003 2004 2005 2006 2007 2008
Unidades 528 368 533 1.022 1.128 2.479

Tipos comercializados

Dois quartos 39%
Três quartos 28%
Quatro quartos 17%
Um quarto 8%
Salas comerciais 6%

Fonte: Ademi-BA

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